A cidade de Martins, por conta da altitude de mais de 700 metros acima do nível do mar, é considerada lugar privilegiado, devido ao seu clima ameno e agradável em contraste com as demais cidades do seu entorno.
No entanto, a geografia por si só, não obra milagre, existem problemas crônicos que afetam a cadeia turística, agravados nos últimos anos, como por exemplo a iluminação pública e, especialmente, a limpeza pública.
O Caderno Potiguar vem recebendo diversas denúncias de populares a respeito de montanhas de lixo que de acumulam há meses por todas as ruas da cidade.
Populares relatam que entram com contato com a Prefeitura pedindo providências, no entanto, problema crônico persististe sem solução.
Nas imagens recebidas é possível perceber a quantidade de lixo amontoado nas ruas da cidade. São montanhas de lixo pelo centro da cidade e, especialmente, em bairros como Cohab, Jacu, Planalto, Lagoa Nova, Jocelin Vilar e Frade.
“Existem lugares onde o fedor é suportável, pois além de entulhos, galhos, materiais plásticos, existe o lixo orgânico que apodrece, um mau cheiro insuportável”, relata moradora que preferiu não se identificar.
Em pesquisa no site da prefeitura da cidade – https://martins.rn.gov.br/ – , é possível perceber que existe uma “Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Infraestrutura – SEMOTI”, com secretário nomeado, onde no próprio site contém a informação de que uma das atribuições é fazer a “limpeza urbana”, com setor específico para tal finalidade no item “a”.
Existe ainda uma “Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente – SEMTUMA”, dirigida por Secretário Municipal, que tem na estrutura organizacional uma “I – Subcoordenadoria de Ações Ambientais”.
No entanto, pelas fotos aparentadas, que demostram situação de total abandono e acúmulo de lixo nas ruas, as secretarias competentes não têm feito o dever de casa, embora existam, como se sabe, recursos destinados para isso, sobretudo em Martins, que é uma cidade onde recebe grande volume de recursos advindos do IPTU, imposto que deveria ser utilizado, especialmente, para manutenção e limpeza urbana, já que é pago pela população que vive nos bairros.
O espaço está aberto para explicações por parte da prefeitura de Martins: cadernopotiguar@gmail.com