Engana-se quem pensa que a idade tem feito Lula esquecer a arte de fazer política. Aos 78 anos, o veterano dá aula a garotada e a militância de esquerda que insiste em acreditar que é possível fazer política sob o prima da paixão.
Expert, Lula sabe que na maioria das vezes para se vencer eleições é preciso ver a política como a arte de lidar com o que se tem a mesa e não com o que se quer comer no jantar.
Para vencer as eleições de 2022 Lula precisou compor chapa com o antigo desafeto Geraldo Alckmin e hoje o tem como vice-presidente, em paz!
Agora, de olho na vitória das eleições para prefeitura de São Paulo, o pragmático Lula “monta a chapa” e determina o anúncio de Marta Suplicy como vice na chapa encabeçada por Guilherme Boulos, apoiado pelo PT.
Para Lula, com certeza essa não é chapa ideal. Em verdade, ideal mesmo seria que Boulos nem fosse o candidato a prefeito, contudo, é fundamental e necessário conquistar a prefeitura da maior capital do país.
Ele sabe que se vacilar o “Bolsonarismo” abocanha!
O que importa nessa situação específica é vencer! E “os que vencem, não importa como vençam, nunca conquistam a vergonha”. Essa frase de Maquiavel com certeza está na prateleira do petista.
Do outro lado, a militância petista mais uma vez ringe os dentes, contudo terá que engolir.
O fato é que Marta Suplicy, que por mais de três décadas esteve no PT ocupando cargos de prefeita, deputada, senadora e ministra, e que em 2015 deixou o partido disparando críticas aos escândalos de corrupção e apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma, agora poderá novamente desembarcar na agremiação, sob a benção sagrada de Luiz Inácio.
Cesar Amorim
Advogado especialista em Direito Público